UMANITA

UMANITÀ

                                                                                                             
 
 
 
O UMANITÀ é um projeto vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL – UnB) voltado ao estudo e à compreensão do Direito Internacional, dos Direitos Humanos, do Direito Internacional Humanitário, bem como Instrumentos de Proteção Internacional à Pessoa Humana no geral.
A Missão do UMANITÀ é ser um espaço de desenvolvimento da noção de alteridade e vivência da temática de Direitos Humanos e suprir a carência de iniciativas acadêmicas, dentro da Universidade de Brasília, voltadas a esse eixo. A Visão do UMANITÀ é ser um projeto consolidado dentro da comunidade acadêmica e um ator de impacto social na área de direitos humanos.
 
 
O Projeto UMANITÀ possui três frentes de atuação: ensino, pesquisa e extensão. A frente de ensino consiste no encontros acadêmicos semanais e na realização de aulas públicas com a presença de convidados especialistas em diversas áreas envolvendo a temática de Direitos Humanos. Estes eventos ocorrem todas as segundas-feiras, das 18:00 às 20:00 horas, e são voltados para a discussão e compreensão de casos de violação de Direitos Humanos, de acordo com calendário pré-definido no início do semestre. A frente de pesquisa envolve a produção de notas e de produção acadêmica ou artística ao fim do semestre. Por último, a frente de extensão constitui-se de atividades voltadas para a comunidade interna e externa da UnB. É implementada por meio do Projeto Educare, cuja realização se dá através de debates sobre temas correlatos aos Direitos Humanos a secundaristas de escolas públicas do Distrito Federal e pela execução de outras atividades com instituições parceiras.
 
 
O objetivo do Projeto UMANITÀ é que as alunas conheçam os Instrumentos de Proteção Internacional da Pessoa Humana, como funcionam e como são percebidos. O programa pretende que as estudantes conheçam melhor as questões de direitos humanos, suas controvérsias, evoluções e seus desafios. Na parte acadêmica, pretende-se que as membras também aprimorem sua compreensão textual, escrita, capacidade de debate e crítica.
 
 
Além das frentes supracitadas, as membras do UMANITÀ também devem se dedicar ao âmbito administrativo, sendo divididas em 5 coordenações: Acadêmica, Projetos, Marketing, Administrativa e Gestão de Pessoas. As reuniões administrativas ocorrem semanalmente às quartas-feiras, de 18:00 às 20:00 horas.
 
 
O Processo Seletivo é composto de três etapas e contará com a participação de uma Comissão de Seleção composta por membras de todas as coordenações do projeto. As etapas estão discriminadas abaixo:
Etapa 1: Inscrição
Etapa 2: Dinâmicas
Etapa 3: Entrevista Individual
 
 
 
Pular para o conteúdo