TÂNIA MANZUR

Tânia Maria Pechir Gomes Manzur

CONTATO

Email: tania.manzur@gmail.com ou taniamanzur@unb.br 

Fone: 3356-3436

Sala A1-19

Área de interesse e linhas de pesquisa:

  • Opinião pública e relações internacionais;
  • Análise das Relações Internacionais do Brasil;
  • Negociações Internacionais.

INFORMAÇÕES

Lattes

Doutora em História da Política Exterior do Brasil pela Universidade de Brasília desde 2000. Desenvolveu seu pós-doutorado atuando como Professora Visitante da University of Miami, em Coral Gables, Florida, como bolsista da Fulbright Commission. É professora da Universidade de Brasília desde agosto de 2010. Foi professora e exerceu o cargo de Diretora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília até agosto de 2010. Publicou vários artigos em periódicos especializados. Participou de vários eventos no Brasil e no exterior.
 
Atua na área de Relações Internacionais, com ênfase em História das Relações Internacionais e em Teoria e Prática da Negociação Internacional. Em suas atividades profissionais, interage com uma série de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
 
Os termos mais freqüentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Opinião Pública, Política Exterior, Relações Internacionais, Relações Internacionais do Brasil, Correntes de Opinião, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Relações Internacionais, Pesquisa em Relações Internacionais, Segurança Internacional, Negociação Internacional e Educação Superior.
 
Seu livro Opinião Pública e Política Exterior do Brasil (1961 a 1964) foi publicado em 2009 pela Editora Juruá. Publicou pela Editora Saraiva o livro didático Negociações Internacionais, em 2014. Foi professora do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. É membro do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais. É fundadora e coordenadora do Instituto de Análises de Opinião Pública e Relações Internacionais – OPRI (2003); é também fundadora do GENI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Negociações Internacionais (2017); relevante também foi sua atuação como avaliadora institucional e de curso pelo INEP/MEC.
 
Últimas publicações:
 
O vírus e a cura: Sanger e Stein, e a questão da mulher. BRASILIENSIS, v. 8, p. 139-184, 2019.
 
A política externa independente (PEI): antecedentes, apogeu e declínio. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, v. 93, p. 169-199, 20.POLÍTICA EXTERIOR INDEPENDIENTE: GÉNESIS, DESARROLLO Y COLAPSO DESDE UNA PERSPECTIVA HISTÓRICO-TEÓRICA DE LA RELACIÓN ENTRE POLÍTICA EXTERIOR Y OPINIÓN PÚBLICA. OPSIS (UFG), v. 14, p. 339-368, 2014.
 
Grupos de estudo:
 
OPRI (Opinião Pública e Relações Internacionais); GENI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Negociações Internacionais)
Pular para o conteúdo