O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília promove muitas de suas atividades, como seminários, conferências e palestras, em colaboração com outras instituições de prestígio relacionadas às áreas de Relações Internacionais e Política Externa, no Brasil e no exterior, a saber:
Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI)
O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações Internacionais) é uma associação sem fins lucrativos com finalidades culturais, que tem como missão promover o debate sobre as relações internacionais contemporâneas e os desafios da inserção internacional brasileira. Fundado em 1954, no Rio de Janeiro, e operando naquela cidade há quase quarenta anos, o instituto foi reestruturado e reconstituído em Brasília desde 1993. Desde sua origem, o instituto desempenhou um papel importante na discussão das relações internacionais. e temas de política externa brasileira. O IBRI atua em colaboração com instituições culturais e acadêmicas, brasileiras e estrangeiras, incentivando a realização de pesquisas, organizando fóruns de discussão, promovendo atividades para o grande público (conferências, seminários e cursos). O IBRI também publica, desde 1958, a Revista Brasileira de Política Internacional, testemunha – e muitas vezes agente preferencial – de movimentos intelectuais e políticos que renovaram as ações internacionais do Brasil e tem desempenhado um papel relevante. papel na cultura acadêmica e política do país. O IBRI publica também o Boletim Meridiano 47. Juntamente com o IBRI, o iREL promove muitos eventos nacionais e internacionais, como seminários, palestras e conferências.
Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG-MRE)
A Fundação Alexandre de Gusmão é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que tem como objetivo promover a inteligência em temas contemporâneos nas relações internacionais, mais especificamente sobre a inserção internacional do Brasil. A FUNAG mantém um programa editorial dinâmico, que já constitui o maior banco de dados bibliográficos das áreas de Relações Internacionais e Política Externa Brasileira no país. Juntamente com a FUNAG, o IREL instituiu o projeto mais importante para a consolidação de uma área de ciências sociais na Internet brasileira sobre Relações Internacionais, um esforço que produziu a RelNet – Rede Brasileira de Relações Internacionais. Além disso, palestras, seminários e outros eventos também são organizados pelos dois e em colaboração com outras instituições. A FUNAG apoia, desde a sua criação, os eventos Modelo das Nações Unidas das Américas – AMUN, uma iniciativa realizada pelos alunos do IREL.