Marco Aurélio Chaves Cepik

INFORMAÇÕES 

Marco Cepik é Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre Estados Unidos (INCT-INEU) e membro da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina).Trabalha com temas de Segurança Internacional, Governança Digital e Estudos de Inteligência em perspectiva comparada. CV: http://lattes.cnpq.br/3923697331385475. ORCID: orcid.org/0000-0003-4147-5486. Entre 2023 e abril de 2025, Cepik exerceu os cargos de diretor da Escola de Inteligência (ESINT) e de Diretor Adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Marco Cepik é Doutor em Ciência Política (IUPERJ-UCAM, 2001). Anteriormente, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2003-2023) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1995-2003), atuando em programas de pós-graduação de Ciência Política, Relações Internacionais e Estudos Estratégicos Internacionais. Na UFRGS, foi diretor do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV), um centro interdisciplinar voltado para a pesquisa aplicada em políticas pública, governança e transformação institucional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq entre 2007 e 2023. Pesquisador visitante (pós-doutorado CNPq) na Universidade de Oxford (2005) e no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC Rio (2018). Professor visitante na University of Denver (DU), Renmin University of China (RUC), Universidade Joaquim Chissano of Mozambique (UJC), Naval Post Graduate School (NPS), Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Ecuador), e Indiana University of Pennsylvania (IUP).Possui 12 livros publicados como autor e editor. Publicou 59 artigos científicos, 58 capítulos de livros e centenas de artigos de opinião e trabalhos técnicos, a maioria em co-autoria. Já orientou mais de 200 teses, dissertações, monografias e trabalhos técnicos em diversas universidades.

ÁREA DE PESQUISA 

Segurança Internacional, Governança Digital e Estudos de Inteligência em perspectiva comparada.

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