Pós-Graduação

A Pós-Graduação em Relações Internacionais na Universidade de Brasília

O Instituto de Relações Internacionais mantém um programa de pós-graduação renomado nacional e internacionalmente. Esse programa é formado por duas vertentes: os cursos de mestrado e de doutorado (ditos de pós-graduação stricto sensu) e os cursos de especialização (pós-graduação lato sensu). Abaixo são apresentadas as características gerais desses cursos:

Mestrado e Doutorado em Relações Internacionais

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília foi criado em 1984, quando foi autorizado o Curso de Mestrado acadêmico. Em 2002, o Programa foi reestruturado, com a criação de um Doutorado.

O PPGRI também se envolve em diversos programas de cooperação acadêmica, a exemplo dos Programas de Doutorado Interinstitucional, fomentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com o objetivo de elevar o nível de capacitação dos docentes e profissionais atuantes em regiões periféricas do país.

O Doutorado tem a duração mínima de 4 e máxima de 8 semestres letivos. Para obter o título de Doutor, o aluno deve satisfazer às seguintes exigências: a) completar 40 créditos em disciplinas; b) apresentar tese que represente contribuição significativa para seu campo de estudos. A tese deve ser defendida e aprovada por uma Comissão Examinadora composta de cinco membros designada pela Coordenação do Programa.

O Mestrado tem a duração mínima de 2 e máxima de 4 semestres letivos. Para obter o diploma de Mestre, o aluno deve satisfazer às seguintes exigências: a) completar 24 créditos em disciplinas; b) completar  à dissertação que deve ser original e revelar pleno domínio de tema relevante para a área. O exame do candidato e da dissertação resultante da pesquisa é realizada por uma Comissão Examinadora de três membros designados pela Coordenação do Programa.

Saiba mais sobre a pesquisa, o mestrado e o doutorado:

Curso de Especialização em Relações Internacionais

O PPGRI oferece regularmente desde 1998 o Curso de Especialização em Relações Internacionais, voltado principalmente para o atendimento da demanda por conhecimento e atualização por parte de profissionais que, por variadas razões, sentem a necessidade de familiarizar-se com a temática das Relações Internacionais. Esse programa formou, desde o seu início, mais de 600 profissionais, de diferentes nacionalidades.

%d blogueiros gostam disto: