Palestra de lançamento do livro Cooperação Internacional (Coleção RI/Editora Contexto)
O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília convida para a palestra de lançamento do livro Cooperação Internacional, com Iara Costa Leite, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.
O evento será realizado no dia 02 de julho de 2025, às 14:00 da tarde, na Sala Multiuso do Instituto de Relações Internacionais.

Iara Costa Leite – Professora Adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina e líder do grupo de pesquisa do CNPq Relações Internacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação (ricti.ufsc.br). Possui graduação em Relações Internacionais pela PUC-Minas, mestrado em Relações Internacionais pela PUC-Rio e doutorado em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Realizou estudos pós-doutorais no iRel/UnB, sob supervisão de Antônio Carlos Lessa e Ana Flávia Granja e Barros, na School of History and Sociology do GeorgiaTech, onde atuou como pesquisadora visitante sob supervisão de John Krige (bolsa PVEx/CAPES), e no Latin America Centre da Universidade de Oxford, onde atuou como academic visitor sob supervisão de Laura Waisbich (bolsaFAPESC). Teve vínculo como professora e/ou pesquisadora em diversas instituições brasileiras (UnB, Instituto Igarapé, Articulação SUL, OPSA, Fiocruz, entre outras) e integrou equipes multinacionais de pesquisa como o Task-Team on South-South Cooperation/OCDE e o programa Emerging Donors in International Development Cooperation, coordenado pelo Institute of Development Studies/Universidade de Sussex.
Sobre o livro: Esse livro integra a Coleção RI da Editora Contexto, que tem como editor o Prof. Antonio Carlos Lessa. Supre lacuna, tanto no Brasil quanto em outros países, de manuais de cooperação internacional. Como manual, dedica-se a estudantes de graduação e a operadores da cooperação. De maneira sintética e didática, resume os principais debates teóricos sobre o campo, complementando-os com abordagens que permitam jogar luz sobre a particularidade da inserção internacional dos países em desenvolvimento na cooperação internacional. O livro também resume eventos-chave para a compreensão da evolução da cooperação nos âmbitos Norte-Norte, Norte-Sul e Sul-Sul, explorando, ainda, o papel de atores não estatais (governos subnacionais, organizações da sociedade civil e universidades) em sua atuação autônoma ou conjugada a atores estatais, refletindo sobre quatro temas específicos (cooperação alimentar, cooperação em saúde, cooperação nuclear e cooperação ambiental). O livro inova tanto por ter suas elaborações situadas a partir da perspectiva do Sul Global quanto por problematizar a ideia de que cooperação e competição são dinâmicas opostas, como podem fazer crer abordagens liberais tradicionais associadas à teoria dos jogos. Para os países do Sul Global, a avaliação da cooperação, algo que tais abordagens toma como dado, torna-se elemento crucial para compreender ganhos e perdas com jogos passados e buscar formas de obter mais ganhos na cooperação.
Mais informações sobre o livro:
https://blog.editoracontexto.com.br/cooperacao-internacional-lancamento/