FIDEL PÉREZ FLORES

Email: fidel@unb.br   Fone: 3107.3657

Horário a combinar

Lattes

Fidel Pérez Flores é doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Desde 2015, é professor e pesquisador no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), onde exerce atividades de docência nas disciplinas de Relações Internacionais da América Latina, Política Comparada e Métodos de Pesquisa em Relações Internacionais. Entre 2018 e 2022 foi vice-diretor do IREL.
É membro do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL/IREL) e mantém uma agenda de pesquisa de estudos comparados com foco nas políticas externas latino-americanas, a politização doméstica de assuntos internacionais, as relações assimétricas com grandes potências e as dinâmicas de democratização e autocratização em países da região durante as duas primeiras décadas do século XXI.
Realizou seus estudos de graduação na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e desde 2005 é colaborador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA), vinculado ao IESP/UERJ.
Últimas publicações:
PÉREZ FLORES, Fidel; CUNHA FILHO, Clayton M. The Oil Nationalizations in Bolivia (1937) and Mexico (1938): A Comparative Study of Asymmetric Confrontations with the United States. Latin American Research Review, v. 55, n. 4, 2020.
PÉREZ FLORES, Fidel; JATOBÁ, Daniel. Domestic Reactions to China’s Presence in Three Latin American Countries: Brazil, Nicaragua and VenezuelaJournal of China and International Relations, n. Special Issue, p. 128–150, 2016.

PÉREZ FLORES, Fidel. Processo decisório da política externa venezuelana: considerações sobre a era chavistaObservador On-line, v. 10, n. 9, p. 1–14, 2015.

PÉREZ FLORES, Fidel. João Goulart y López Mateos frente a EUA: relaciones bilaterales asimétricas y política doméstica. Observador on-line, v. 9, p. 2-29, 2014.

CUNHA FILHO, Clayton M. ; COELHO,  A. L; PÉREZ FLORES, Fidel. A Right to Left Policy Switch? An analysis of the Honduran case under Manuel Zelaya. International Political Science Review , 2013.

PÉREZ FLORES, Fidel. ; KFURI, R. Os governos sul-americanos frente ao tema ambiental: iniciativas e articulações regionais rumo à conferência Rio + 20. Observador on-line, v. 6, p. 1-50, 2011.

PÉREZ FLORES, Fidel. Mesa da Unidade Democrática: adversário temível para Hugo Chávez em 2012? Observador on-line, v. 6, p. 2-14, 2011.

PÉREZ FLORES, Fidel. ; CUNHA FILHO, Clayton M. ; COELHO, A. L. Participación ampliada y reforma del Estado: mecanismos constitucionales de democracia participativa en Bolivia, Ecuador y Venezuela. Observatorio Social de América Latina, v. XI, p. 73-95, 2010.

Capítulos de livros publicados

PÉREZ FLORES, Fidel. ; KFURI, Regina. Aliança Bolivariana ou a integração como projeto anti-hegemônico. In: Javier A. Vadell; Taiane Las Casas Campos. (Org.). Os novos rumos do regionalismo e as alternativas políticas na América do Sul. 1 ed. Belo Horizonte: PUC Minas, 2011, v. , p. 390-417.

LEITE, Iara; PÉREZ FLORES, Fidel.  Refundações, conflito e polarização na Venezuela de Chávez. In: Maria Regina Soares de Lima; Marcelo Vasconcelos Coutinho. (Org.). A Agenda Sul-Americana: Mudanças e Desafios no Início do Século XXI. 1 ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007, v. , p. 341-374.