09 de Dezembro de 2021

Informamos que, excepcionalmente, não haverá atendimento presencial da secretaria do IREL nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, devido ao desligamento de energia no campus, que ocorrerá das 8h às 12h (informe abaixo).
Cordialmente,
Secretaria do IREL.
De: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; em nome de UnB/Prefeitura do Campus <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;Enviado: quinta-feira, 9 de dezembro de 2021 09:48Assunto: [InfoUnB] Desligamento de energia elétrica em 10/12/2021.
A Prefeitura da Universidade de Brasília - PRC informa a toda a comunidade universitária e aos usuários em geral que será necessário desligamento programado da alimentação elétrica nesta sexta-feira, dia 10/12/2021. A manobra é devido à necessidade de realizar podas em árvores próximas à rede elétrica, a fim de evitar pane no fornecimento de energia, curto circuito e possíveis acidentes.O desligamento afetará todo o Campus Darcy Ribeiro, com a previsão de duração das 8h às 12h.Caso haja necessidade de maiores informações acerca do assunto em tela, favor entrar em contato com a Diretoria de Manutenção Predial - DIMAP/PRC por meio dos contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..Atenciosamente,ATENÇÃO – O conteúdo deste informe é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).As dúvidas e os pedidos de esclarecimentos devem ser encaminhados à unidade que emitiu o conteúdo.
 

02 de Dezembro de 2021

Divulgação da Pauta da 37ª Reunião do Conselho do IREL, prevista para o dia  06/12/2021, às 14hs30min.
Pauta:
1. Informes
2. Reforma do Regimento - Discussão inicial
3. Proposta de Regularização do Calendário Acadêmico
4. Professor Emérito
5. Processos 
6. Retorno ao trabalho presencial
7. Outros

22 de Novembro de 2021

 

Divulgação da Pauta da 53ª Reunião do Colegiado de Graduação do IREL, prevista para o dia  24/11/2021, às 09h30min:

 

  1. Informes
  2. Discussão dos critérios a serem adotados em Resolução interna para concessão de licença capacitação e afastamento para pós-doutorado.
  3. Outros.

  

Atenciosamente,

Secretaria do IREL.

04 de Novembro de 2021

 

Divulgação da Pauta da 36ª Reunião do Conselho do IREL, prevista para o dia  05/11/2021, às 9h:

 

  1. Informes;
  1. Pedidos de afastamento;
  1. Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME n.90, de 28 de setembro de 2021 e Minuta de Resolução que dispõe sobre o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial na Universidade de Brasília;
  1. Discussão da Resolução interna para concessão de licença capacitação e afastamento pós-doc;
  1. Outros.

 

Atenciosamente,

 

Secretaria do IREL.

 

29 de Outubro de 2021

 

DIvulgação da Pauta da 52ª Reunião do Colegiado de Graduação do IREL, prevista para o dia  29/10/2021, às 14h30min:

  1. Informes;
  1. Apreciação das Atas da 51ª Reunião e da última Reunião Extraordinária do Colegiado de Graduação;
  1. Edital para Docência Voluntária no IREL;
  1. Pedido de Reintegração de Lucas Cavalcanti dos Santos (processo SEI 23106.108518/2021-41);
  1. Regulamentação da Distribuição da Carga Horária Docente;
  1. Outros.

 

Atenciosamente,

 

Secretaria do IREL.

15 de Outubro de 2021

                                                             

PROCESSO SEI Nº 23106.108784/2021-73

 

Chamada para seleção simplificada de Professor(a) Voluntário(a) para a disciplina Introdução ao Estudo das Relações Internacionais, do Instituto de Relações Internacionais, Semestre 2/2021 (ano letivo da UnB): “Introdução ao Estudo das relações Internacionais” (IRI0013)

 

Acesse aqui o Edital No. 01/2021

 

1. Das disposições gerais

 

1. 1. A Seleção simplificada é destinada a preenchimento de cadastro de reserva para a disciplina de Introdução ao Estudo das Relações Internacionais (IRI0013), cuja ementa se reproduz a seguir, no item 1.2.

 

1.2. Ementa: Apresentação das Relações Internacionais como área de estudo. Discussão e contextualização dos principais temas, agendas, perspectivas teóricas e conceitos afeitos à área. Ênfase na compreensão, do ponto de vista histórico, da noção de meio internacional e sua evolução até assumir as características atuais. Estudo das principais forças e agentes que têm participado do sistema internacional, bem como de processos por meio dos quais os padrões predominantes na política internacional no mundo contemporâneo se configuram ao longo do tempo. Apresentação dos principais conceitos e termos usuais empregados no estudo das Relações Internacionais, bem como dos debates entre as principais correntes teóricas que procuram explicar o conflito, a formação de alianças, a cooperação e outros fenômenos característicos do meio internacional. Esta ementa de caráter geral poderá ser adaptada ao perfil dos(as) estudantes matriculados(as) nas turmas da disciplina, tendo em vista de que e tratam de turmas de serviço. Sugere-se que o(a) professor(a) utilize textos de produção científica atual.

 

2. Das inscrições:

 

2.1 A inscrição será realizada pelo (a) candidato (a), exclusivamente, no período de 19 a 29 de outubro de 2021, horário de Brasília. O link da inscrição estará disponível a partir do dia 19.10.2021 - Acesse aqui o formulário de Inscrição

 

Anexos I  e II - Declaração e  Formulário de Pontuação da Prova de Títulos

11 de Agosto de 2021

CHAMADA PÚBLICA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA

INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (IREL), UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

 

 

PROJETO: "Saúde Local, Global e Relações Internacionais"

Coordenador: Prof. Dr. Pio Penna Filho

Subcoordenador: Prof. Dr. Rodrigo Pires de Campos

 

 

 

A Comissão Permanente de Execução e Implementação do Plano de Contingência para a Retomada das Atividades do IREL no âmbito da Covid-19 torna público, a quem possa interessar, a chamada pública para a seleção de bolsistas no âmbito do Projeto "Saúde local, global e relações internacionais", do Instituto de Relações Internacionais (IREL), da Universidade de Brasília (UnB), com vistas à execução e implementação do Plano de Contingência para a Retomada das Atividades do IREL no âmbito da Covid-19, no âmbito do Edital 003/2021 DAC/DASU.

  1. Esta chamada pública para seleção simplificada baseia-se no Termo de Referência IREL ao Edital 003/2021 DAC/DASU (documento anexo).
  2. Os objetivos do Edital 003/2021 DAC/DASU, que financia esta seleção simplificada são:

2.1. Induzir ações integradas no âmbito das Unidades Acadêmicas, vinculadas à Promoção da Saúde, Vigilâncias ativa e participativa, Acolhimento e Saúde Mental da Universidade de Brasília;

2.2. Fomentar ações de Promoção da Saúde que visem a articulação com esporte, cultura e lazer; promoção da inclusão e diversidade étnica, racial e de gênero e envolvimento comunitário.

2.3. Estimular ações focadas no detalhamento, acompanhamento e desenvolvimento de atividades imediatas a partir dos Planos de Contingências das Unidades Acadêmicas;

2.4. Estimular ações de vigilância em saúde, acolhimento e cuidado em saúde da comunidade universitária;

2.5. Envolver estudantes no comprometi mento do cuidado da comunidade, a partir das suas unidades acadêmicas.

  1. A presente chamada pública visa à seleção de estudantes de graduação ou pós-graduação do IREL/UnB para a execução e a implementação do Plano de Contingência para a Retomada das Atividades do Instituto de Relações Internacionais (IREL) no âmbito da Covid-19, nas seguintes condições:

3.1. Serão oferecidas um total de 5 (cinco) bolsas individuais e intransferíveis.

3.2. As bolsas, que não estabelecerão vínculo empregatício de qualquer natureza com a Universidade de Brasília, serão no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), pelo período de vigência de 5 (cinco) meses, conforme previsto no item 10 do Edital 003/2021 DAC/DASU.

3.3 Poderão ser contemplados com bolsas, no âmbito deste Edital, estudantes de graduação ou pós-graduação do IREL/UnB que cumpram com as seguintes condições:

  1. Estar com a matrícula regular e ativa na Universidade de Brasília;
  2. Não possuir vínculo empregatício externo ou interno à Universidade de Brasília;
  3. Não receber remuneração em quaisquer outros programas institucionais durante a vigência da bolsa, nem perceber ou acumular outras bolsas de qualquer natureza, exceção feita aos benefícios ligados ao programa de assistência estudantil da Universidade no limite estabelecido pela normatização da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS);
  4. Ser selecionada/o pelo Coordenador do projeto mediante chamada pública conforme Resolução CAD n. 03/2018 (roteiro no Anexo II);
  5. Não possuir vínculo familiar de qualquer espécie com o Coordenador ou com o Subcoordenador do projeto no qual pretende se vincular;
  6. Não possuir pendências acadêmicas ou administrativas relacionadas aos compromissos assumidos, anteriormente, em Projetos ou Programas vinculados ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC).
  1. Interessadas e interessados em se candidatar a esta seleção pública devem enviar seus dados e informações pelo Google Forms disponível no link https://forms.gle/icoAqZsoax48JpxC7, impreterivelmente até 12h00 (meio-dia) do dia 12/08/2021 (quinta-feira). Não serão aceitos formulários enviados após esse horário.

 

      ACESSE AQUI O TERMO DE REFERÊNCIA

 

23 de Julho de 2021

O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais divulga o resultado das solicitações para aluno especial deferidas no 1º/2021.
Os selecionados deverão enviar o comprovante de pagamento da taxa de matricula no valor de  R$ 101,00 por crédito, até o dia 09 de agosto de 2021, pela plataforma de “Inscrição Online” http://www.inscricaoposgraduacao.unb.br
  
RESULTADO: 
 
Economia Política Internacional - 4 CRÉDITOS
Gamiliel Sepúlveda João Munguambe
Leonardo Correia de Oliveira
Luiza Borges Bringel Machado
Mariana Costa Guimarães Klemig
Rafael Ramos Codeço
Interconexões globais, Assimetrias e Conflitos - 4 CRÉDITOS
Antonio Carlos do Nascimento Pedro
Gamiliel Sepúlveda João Munguambe
Lauro Borges Correia de Araujo
Marcello Diniz Cordeiro
Rômulo Vieira de Oliveira
 
INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO:
Site (copiar link) https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp#ug
 1º passo  
UG – 154040
Gestão – 15257
Recolhimento Código – 28838-1 (AVANÇAR)
Número de Referência – 4341 (dado importantíssimo)
Competência – 02/2020
Vencimento – (data em que será efetuado o pagamento)
CPF – candidato
Nome – candidato
Valor do Principal por Disciplina – somar créditos 
23 JUL 2021

03 de Maio de 2021

 

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO, DEFESA E ENTREGA DA MONOGRAFIA NO IREL

 



1. O primeiro passo é que o estudante escolha e contate um professor do IREL OU, em concordância com a Coordenação de Graduação do IREL, um professor de outro departamento da UnB, para a função de orientador ou de coorientador (se houver coorientação);

2. Depois, o orientador deverá solicitar à Coordenação de Graduação ou à secretaria do IREL que o estudante seja matriculado na Atividade de "Dissertação em RI", lembrando-se de que, no currículo atual, a elaboração da monografia NÃO é obrigatória. Se o orientador for de outro departamento da UnB, o estudante deverá verificar a possibilidade de orientação junto à Coordenação de Graduação do IREL;

3. A defesa de monografia no IREL NÃO é obrigatória e o trabalho escrito pode ser avaliado somente pelo orientador;

4. Caso o orientador e o aluno optem pela defesa, deverão definir juntos a data e a banca examinadora;

5. A data da defesa e o lançamento da menção seguem as datas estabelecidas no calendário acadêmico para o lançamento de menções;

6. A ata de defesa de monografia será cadastrada pelo próprio orientador no SIGAA;

7. Após aprovação do trabalho, o estudante deverá encaminhar a versão final, bem como o formulário de divulgação do trabalho na Biblioteca Digital de Monografias da UnB (BDM) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., observando-se que desde 2011, conforme determinação da Câmara de Ensino de Graduação (CEG), tornou-se compulsório o depósito dos trabalhos de conclusão de curso de graduação na BDM.

Atenciosamente,

Secretaria do IREL.

10 de Março de 2021

 

 

       PROFESSORES(AS) /ANO QUE EXERCERAM A FUNÇÃO DE COORDENADOR(A) DA PÓS-GRADUAÇÃO

 

 

 

  • PROFESSOR HENRIQUE ALTEMANI DE OLIVEIRA

       PERÍODO:     1989  - 1995

  • PROFESSOR MARCUS FARO DE CASTRO

       PERÍODO:      1997 - 1998

  • PROFESSORA MARIA HELENA DE CASTRO SANTOS

       PERÍODO:       1998 - 2000

  • PROFESSORA MARIA IZABEL VALLADÃO DE CARVALHO

       PERÍODO:       2000 - 2003

  • PROFESSORA NORMA BREDA DOS SANTOS

       PERÍODO:       2003 - 2006

  • PROFESSORA MARIA HELENA DE CASTRO SANTOS

       PERÍODO:       2005 - 2008

  • PROFESSOR JOSÉ FLÁVIO SOMBRA SARAIVA

       PERÍODO:       2008 - 2011

  • PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS MORAES LESSA

       PERÍODO:       2012 - 2015

  • PROFESSOR PIO PENNA FILHO

       PERÍODO:        2015 - 2016   

  • PROFESSORA ANA FLÁVIA GRANJA E BARROS

       PERÍODO:       2016 - 2020

  • DANIELLY SILVA RAMOS

       PERÍODO:       2020 - ATUAL