PROCESSO SEI Nº 23106.108784/2021-73

 

Chamada para seleção simplificada de Professor(a) Voluntário(a) para a disciplina Introdução ao Estudo das Relações Internacionais, do Instituto de Relações Internacionais, Semestre 2/2021 (ano letivo da UnB): “Introdução ao Estudo das relações Internacionais” (IRI0013)

 

Acesse aqui o Edital No. 01/2021

 

1. Das disposições gerais

 

1. 1. A Seleção simplificada é destinada a preenchimento de cadastro de reserva para a disciplina de Introdução ao Estudo das Relações Internacionais (IRI0013), cuja ementa se reproduz a seguir, no item 1.2.

 

1.2. Ementa: Apresentação das Relações Internacionais como área de estudo. Discussão e contextualização dos principais temas, agendas, perspectivas teóricas e conceitos afeitos à área. Ênfase na compreensão, do ponto de vista histórico, da noção de meio internacional e sua evolução até assumir as características atuais. Estudo das principais forças e agentes que têm participado do sistema internacional, bem como de processos por meio dos quais os padrões predominantes na política internacional no mundo contemporâneo se configuram ao longo do tempo. Apresentação dos principais conceitos e termos usuais empregados no estudo das Relações Internacionais, bem como dos debates entre as principais correntes teóricas que procuram explicar o conflito, a formação de alianças, a cooperação e outros fenômenos característicos do meio internacional. Esta ementa de caráter geral poderá ser adaptada ao perfil dos(as) estudantes matriculados(as) nas turmas da disciplina, tendo em vista de que e tratam de turmas de serviço. Sugere-se que o(a) professor(a) utilize textos de produção científica atual.

 

2. Das inscrições:

 

2.1 A inscrição será realizada pelo (a) candidato (a), exclusivamente, no período de 19 a 29 de outubro de 2021, horário de Brasília. O link da inscrição estará disponível a partir do dia 19.10.2021 - Acesse aqui o formulário de Inscrição

 

Anexos I  e II - Declaração e  Formulário de Pontuação da Prova de Títulos