PPGRI – Programas de Cooperação

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais participa de diversas iniciativas nacionais e internacionais para o desenvolvimento da formação de quadros em nível de pós-graduação e de agendas de pesquisa consorciadas. Abaixo são listadas algumas dessas iniciativas.

Os professores do Programa participam individualmente de diversas outras iniciativas de cooperação interinstitucional e de desenvolvimento científico nacionais e internacionais. Para saber mais sobre esses programas, verifique os projetos listados nos Curricula Lattes dos Professores do PPGRI.

Programas em desenvolvimento

Cooperação interinstitucional dos Doutorados em Relações Internacionais da Universidad Nacional de Rosário e da Universidade de Brasília

O projeto objetiva aprofundar a cooperação entre dois Centros de Pós-Graduação da Argentina e do Brasil, através do Programa Centros Associados da Pós-Graduação BrasilArgentina (CAPG-BA) , referente ao Edital CAPES n. 008/2013. A associação produz-se entre o Doutorado em Relações Internacionais da Universidade de Brasília e seu homônimo da Universidade Nacional de Rosário. Ambos os Doutorados contam não somente com classificação muito boa pela CAPES e pelo CONEAU, respectivamente, mas também apresentam como uma de seus principais pontos fortes a presença de docentes altamente qualificados e que se encontram dispostos a compartilhar seus cursos no país vizinho, assim como possuem doutorandos cujas investigações serão profundamente enriquecidas com a mobilidade prevista neste projeto.

Esse projeto está em desenvolvimento desde setembro de 2013.

Doutorado Interinstitucional para formação de especialistas em Relações Internacionais – UFPA

O objetivo do Projeto Dinter UnB-UFA é criar e fortalecer a área de concentração em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará – UFPA, proporcionando a formação de recursos humanos. Atualmente, há um grande interesse de profissionais da Região Amazônica em obter formação e qualificação na área, principalmente, por causa da possibilidade de aquisição de ferramentas teóricas e metodológicas avançadas e necessárias à produção de análises constantes nas linhas de pesquisa, sobretudo, em segurança internacional, estudos geopolíticos e processos de integração e governança regional, continental e global. A proposta incluiu, ainda, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) como instituição consorciada, que também será beneficiada pelo curso.

O objetivo desta edição é formar 15 doutores até o seu encerramento.

Projetos encerrados

Doutorado Interinstitucional para formação de especialistas em Relações Internacionais e Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia – UFRR

No ano de 2007 iniciou-se o Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências Sociais e Relações Internacionais – Dinter, que teve como objetivo básico a formação de especialistas com conhecimentos avançados em Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais. Esse programa foi patrocinado pelo Governo do Estado de Roraima e resultou de convênio assinado entre a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Brasil).

Esse projeto, envolvendo a cooperação entre as três instituições, fez parte de um esforço mais amplo não apenas do Brasil, mas também das nações vizinhas, no sentido de oferecer respostas aos inúmeros desafios representados pela região amazônica. Entre as muitas necessidades da região está a formação de pesquisadores qualificados e docentes especializados capazes de analisar os problemas e oferecer possíveis alternativas que viabilizem o desenvolvimento sustentável da região. As atividades do curso, em nível de doutorado pleno, desenvolvem-se basicamente nas instalações da Universidade Federal de Roraima, e a coordenação acadêmica esteve sob a responsabilidade do PPGRI.

Esse programa se encerrou em 2013 e formou 15 doutores.

PADCT – Fronteiras: Identidades, Integração Regional e Transculturação em Mato Grosso nos séculos XIX e XX

Descrição: Projeto de cooperação desenvolvido entre o programa de pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília e o programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Mato Grosso (financiado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico por meio do PADCT – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Processo CNPq 620203/04-8) . Teve como objetivo avançar o conhecimento acerca da temática das fronteiras, tanto em sua dimensão regional e nacional, quanto internacional. Pretende-se aprofundar os estudos relacionados à fronteira, tanto em sua dimensão internacional quanto no conceito de expansão da fronteira interna, com a inclusão de novas áreas no contexto produtivo nacional. Esse projeto foi desenvolvido entre 2004 e 2006.

Anúncios