PPGRI – Publicações

Publicações científicas periódicas

  • Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI – revista científica semestral, publicada ininterruptamente desde 1958 pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI (organização não-governamental fundada em 1958 no Rio de Janeiro e transferida para Brasília em 1993. O IBRI é animado por professores do iREL e da sua composição tomam parte professores e pesquisadores de outras instituições, diplomatas brasileiros e empresários). O IBRI e a RBPI estão sediados no iREL desde a sua transferência para Brasília. A RBPI é publicada com o apoio logístico do PPGRI.
  • Meridiano 47, Journal of Global Studies,- revista científica publicada desde 2000 também pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI. O Boletim é uma das primeiras publicações digitais publicadas em formato digital na área de humanidades do Brasil;
  • Revista Mundorama – iniciativa de divulgação científica na área de Relações Internacionais, é mantido pelo Centro de Estudos sobre as Relações Internacionais do Brasil, laboratório do iREL, desde 2007. Publica análises de conjuntura, informações sobre eventos científicos, notas sobre concursos públicos e outras notícias relevantes para o dia a dia da comunidade brasileira de Relações Internacionais.

Coleções de livros

Coleção de livros Temas Essenciais de Relações Internacionais – Editora Saraiva – Coleção de livros paradidáditos sobre Relações Internacionais desenvolvida com a Editora Saraiva;

Coleção de livros Relações Internacionais – Editora Fino Traço – Coleção de livros sobre Relações Internacionais em geral e especialmente sobre política externa brasileira desenvolvida a partir de 2011 com a Editora Fino;

Coleção de livros “Relações Internacionais” – Editora Juruá – Coleção de livros desenvolvida a partir de 2007 com a Editora Juruá (Curitiba-PR), versando sobre temas das relações internacionais contemporâneas e, especialmente, sobre a política externa brasileira. Esse projeto foi desenvolvido como atividade do projeto integrado de pesquisa “Parcerias Estratégicas do Brasil: a construção do conceito e as experiências em curso”.

Bases de dados desenvolvidas

Fontes documentais da Política Externa Brasileira – Este projeto tem como foco a constituição de base de dados on line reunindo registros de documentos produzidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (e seus antecedentes), e outros órgãos do Estado, acerca de diversas dimensões da política externa. Estão sendo compilados cerca de 7 mil registros em suporte digital, entre ofícios e despachos secretos e confidenciais, telegramas recebidos e expedidos secretos e confidenciais, despachos telegráficos secretos e confidenciais, instruções aos Chefes de Missão, Relatórios e outras peças, que foram levantados pelos pesquisadores da área de concentração de história das Relações Internacionais ao longo dos últimos 30 anos. O desenvolvimento de uma interface de busca permitirá aos pesquisadores interessados a recuperação de registros sobre relações bilaterais (especialmente com França, Reino Unido, Itália, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Venezuela) e acerca da performance do Brasil em organizações multilaterais em períodos determinados (e.g. ONU, GATT, UNCTAD).

Resgate e digitalização da série histórica da Resenha da Política Exterior do Brasil – RPEB  –  Digitalização e normalização das edições da série histórica da Resenha da Política Exteriuor do Brasil – RPEB publicada pelo Ministério das Relações Exteriores. A série histórica tratada neste projeto é composta por edições publicadas entre 1974 e 1993, que se tornaram raras e que eram acessada em formato impresso em poucas bibliotecas no Brasil e no exterior. Completa a série histórica as edições regularmente publicadas pelo Itamaraty a partir de 1997. Com a digitalização, esse conjunto passou a ser publicado em formato digital na base de dados do projeto Mundorama, acessíveis a partir de um motor de busca.

Resgate e digitalização da série histórica da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI –  Digitalização e normalização de 74 edições da série histórica da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI, publicada pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI, no Rio de Janeiro, entre 1958 e 1992, e de mais 8 edições da série “Brasilia”, publicadas a partir de 1993. A série histórica, especialmente, é composta por edições que se tornaram raras e que eram acessadas em formato impresso em poucas bibliotecas no Brasil e no exterior. Com a digitalização, todo o acervo da RBPI passou a ser publicado em formato digital na base de dados do projeto Mundorama .