PPGRI – Curso de Especialização – FAQ

Nesta seção, oferecemos um conjunto de perguntas frequentes sobre o  Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Leia-as com atenção antes de se dirigir à Secretaria do Programa.

Qual o período de realização do XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais?

O Curso terá início no dia 06/03/2017 e se estenderá até o 07/12/2017 (a data de encerramento é estimada). As aulas serão às segundas, terças e quartas-feiras, sempre das 19h às 22h30 min. Eventualmente, teremos, também, aulas às quintas-feiras, no mesmo horário. Temos um recesso de duas semanas entre cada um dos quatro módulos, que têm duração de oito semanas cada.

Por que se exige o domínio de inglês e espanhol instrumental no Curso?

O Curso tem o objetivo de capacitar profissionais que atuam na área de Relações Internacionais e que não têm formação adequada para tanto ou que virão a atuar na área. Desse modo, se o candidato não é capaz de ler e compreender textos em língua inglesa e espanhola, não há motivos para acreditar que virá, em curto prazo, a incluir-se no público-alvo do programa. Acresce que grande parte da bibliografia da área de relações internacionais é escrita exclusivamente em língua inglesa e, por isso, os estudantes devem ser capazes, ao menos, de ler e compreender esses textos.

Por que o Curso de Especialização é pago se a UnB é uma universidade pública?

Os programas de pós-graduação lato sensu, como este Curso de Especialização, devem ser autossustentados, ou seja, não podem gerar nenhum tipo de encargo adicional para a Universidade. Desse modo, os professores que neles atuam ministram as suas aulas como carga de trabalho adicional, o mesmo acontecendo com os serviços de secretaria e coordenação. É por esse motivo também que não há nenhuma possibilidade de bolsa de estudos.

É importante lembrar, entretanto, que o Instituto de Relações Internacionais mantém outros programas de formação completamente gratuitos, como a graduação, o mestrado e o doutorado.

O Curso de Especialização tem um perfil mais acadêmico ou profissionalizante?

Consideramos que o Curso de Especialização em Relações Internacionais tem um perfil profissionalizante, uma vez que o seu objetivo final é capacitar quadros para interagirem com a formulação e a implementação de políticas com repercussão internacional.

Terei que fazer um artigo ao final do Curso?

Sim, de acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Educação para os cursos de pós-graduação lato sensu (acadêmicos ou profissionalizantes), os estudantes de todos os cursos de especialização terão que apresentar uma monografia ou artigo de conclusão, que é um requisito parcial para a obtenção do título de especialista em questão. Os estudantes matriculados terão acompanhamento da coordenação e a orientação de professores credenciados para o desenvolvimento do seu trabalho. O artigo também receberá uma menção (nota), que constará no histórico escolar do estudante. Desse modo, será necessário ser aprovado, também, no artigo para a obtenção do título de Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

Como é a estrutura do Curso de Especialização?

O Curso tem 360 horas de duração, divididas em 12 disciplinas, que se distribuem em 4 módulos.

Como é o processo de avaliação nas disciplinas do Curso de Especialização em Relações Internacionais?

Os estudantes se submeterão a uma prova em cada disciplina, cobrindo o conteúdo programático apresentado. As provas das disciplinas de cada módulo serão realizadas em períodos pré-determinados no calendário do Curso. Os estudantes, eventualmente reprovados nessas provas finais, poderão se submeter a provas de recuperação. Caso sejam reprovados também nessas avaliações, serão desligados do Curso.

Qual o regime ao qual me submeterei se eu for aceito como estudante do Curso de Especialização em Relações Internacionais?

Os estudantes do Curso de Especialização em Relações Internacionais são estudantes da Universidade de Brasília como quaisquer outros inscritos em um curso de graduação, mestrado ou doutorado. Portanto, os nossos estudantes devem se sujeitar ao mesmo regime disciplinar e acadêmico, sendo avaliados pelos mesmos critérios utilizados nos demais programas, entre os quais o mais importante é o da excelência acadêmica, sendo passíveis de reprovação e desligamento. O sistema de menções (notas) é o mesmo dos demais cursos, como também é idêntico o limite de faltas admitidas em cada disciplina (no máximo 25% das aulas ministradas). As questões disciplinares estão previstas em um regulamento específico.

O que acontecerá se eu for reprovado numa determinada disciplina do curso?

Você estará reprovado em todo o Curso, não havendo mais chances de recuperação. Você será desligado e não terá mais condições de acompanhar as aulas.

O que acontecerá se eu faltar a um número de aulas além do permitido em uma determinada disciplina?

Você será reprovado na disciplina, o que causará o seu desligamento do Curso. É importante ter claro que o Curso de Especialização em Relações Internacionais é um curso totalmente presencial, sendo que a presença em sala de aula, com a preparação prévia das atividades indicadas pelo professor, é FUNDAMENTAL. Em cada sessão (cada dia de encontro, que é composto por duas aulas do mesmo professor), é feito o controle de presença por duas vezes – uma ao início, quando começa a primeira aula, e outra vez, após o intervalo, quando tem início a segunda aula.

O diploma do Curso de Especialização é reconhecido pelo MEC?

Sim, o diploma emitido após a conclusão com aproveitamento de todas as disciplinas do curso é reconhecido pelo MEC. Isso se deve ao fato da Universidade de Brasília ser uma instituição de ensino superior pública federal. Portanto, todos os seus diplomas são reconhecidos pelo Ministério da Educação.

É possível aproveitar disciplinas do Curso de Especialização em Relações Internacionais para o Mestrado em Relações Internacionais da UnB?

Não. Os dois programas são autônomos e não há possibilidade de aproveitar estudos realizados em um para integralizar créditos em outro.

Eu receberei o material necessário para seguir as disciplinas do Curso de Especialização?

Grande parte do material didático estará em formato digital disponível no ambiente de aprendizagem (Ambiente Aprender) da Universidade de Brasília, sendo responsabilidade do estudante imprimi-los. Livros que estão em catálogo e que compõem o rol de leituras obrigatórias das disciplinas deverão ser adquiridos pelos estudantes.

Até quando poderei me inscrever no processo seletivo do XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais?

O processo seletivo do XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais tem quatro rodadas de seleção. As inscrições para o processo de seleção estarão abertas a partir do dia 13 de dezembro de 2016 e serão feitas em ficha própria, acessível onlineEm cada uma das rodadas serão selecionados candidatos para 50 (cinquenta) vagas. Veja as datas das rodadas de seleção e o prazo limite para inscrição em cada uma delas:

  1. Data de realização da entrevista:  20/12/2016 – Data limite para inscrição: 19/12/2016;
  2. Data de realização da entrevista: 27/01/2017 – Data limite para inscrição: 26/01/2017;
  3. Data de realização da entrevista: 10/02/2017 –  Data limite para inscrição: 09/02/2017;
  4. Data de realização da entrevista: 03/03/2017 –  Data limite para inscrição: 02/03/2017.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

As vagas do Curso são limitadas em cinquenta e, devido à alta demanda, a 4ª Rodada poderá ser cancelada caso as vagas sejam preenchidas nas rodadas anteriores.

Como faço a minha inscrição para o processo seletivo?

A Ficha de Inscrição para o processo seletivo do XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais estará disponível online a partir do dia 13 de dezembro de 2016. 

Eu moro fora de Brasília. Como posso participar do processo seletivo?

Não existe um regime especial para os candidatos de fora de Brasília. Eles deverão se inscrever no processo seletivo como os demais candidatos e farão a entrevista regularmente. Nos últimos anos, temos realizado as entrevistas dos candidatos que residem em outros estados pela internet, utilizando as ferramentas Google Talk ou Skype, que têm funcionado adequadamente. O candidato é responsável pelas condições técnicas para a realização dessa entrevista.

Se eu for selecionado em uma das rodadas, a minha vaga estará garantida?

A secretaria informará um prazo para que o candidato efetue a sua matrícula. Nesta oportunidade, a Taxa de Matrícula deverá ser paga à vista. Na eventualidade de o candidato não comparecer no prazo estabelecido, ele perderá a reserva da vaga.