Instituto de Relações Internacionais tem novos diretores

Os novos administradores do Instituto de Relações Internacionais (IREL) tomaram posse nesta quarta-feira (20) para mandato de quatro anos. O professor José Flavio Sombra Saraiva e a professora Danielly Silva Ramos Becard assumiram oficialmente os cargos de diretor e vice, respectivamente. A solenidade foi realizada no auditório da Reitoria e contou com a presença do reitor Ivan Camargo, da vice-reitora Sônia Báo, bem como de decanos, professores, servidores, estudantes e autoridades.

“O curso de relações internacionais de Brasília é uma referência nacional. E a responsabilidade de vocês dois é dar sequência a esse projeto”, afirmou o reitor da UnB.

Ivan Camargo ainda destacou o potencial dos estudantes formados pela instituição. “Tenho tido a satisfação de receber alunos do Irel na minha sala e fico sempre muito impressionado com a desenvoltura destes acadêmicos. Nós temos um material humano de altíssima qualidade”, assegurou.

Sombra Saraiva ressaltou a excelência acadêmica do instituto – pioneiro na implementação de graduação e doutorado em Relações Internacionais no país. O professor destacou a quantidade de diplomatas brasileiros, na ativa, formados pelo instituto, “um número entre 105 e 110 profissionais”. E anunciou a inserção da pós-graduação em Relações Internacionais no Programa de Excelência Acadêmica (Proex) do Ministério da Educação (MEC). “Temos a ambição de ser uma escola de altos estudos”, sublinhou.

Ao deixar o cargo, Eiiti Sato prestou homenagem aos técnico-administrativos, professores e estudantes do Irel. “Tudo o que foi conseguido e realizado durante esses anos não foi por obra e graça de uma direção segura e competente, mas sim por obra dedicada, competente e segura de uma pequena comunidade”, destacou. Durante a gestão de Sato, o instituto foi bem avaliado pelo MEC, inclusive no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), tendo recebido nota 5 na graduação e 6 na pós-graduação. A nota máxima possível é 7.

Murilo Abreu/UnB Agência

HOMENAGEM – Quebrando o protocolo da cerimônia de posse, os novos diretores aproveitaram o evento para homenagear o ex-diretor Eiiti Sato, que esteve à frente do instituto durante as duas últimas gestões. José Flavio e Danielly Becard entregaram um certificado envolto em canudo típico de diploma. “Elogios não se fazem entre quatro portas”, afirmou o novo diretor do instituto. No texto do documento, frases de gratidão e elogios pelos oito anos de administração.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.