Seminário “A Guerra do Paraguai e a Guerra do Chaco – O Paraguai e seus vizinhos em tempos de Guerra” – IBRI-iREL/UnB

O Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – iREL-UnB convidam para o Seminário “A Guerra do Paraguai e A Guerra do Chaco – O Paraguai e seus vizinhos em tempos de Guerra”.

O Seminário terá lugar no Auditório do Prédio do iREL (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília), situado abaixo do Pavilhão João Calmon, a partir das 15h30min do dia 12 de abril de 2013, conforme a programação abaixo.

15:30h – 15:40h – Abertura

• Pio Penna Filho, diretor-geral do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI;

15:40h – 16:40h – Conferências

•  “A Guerra é Nossa: A Inglaterra não provocou a Guerra do Paraguai”. Alfredo da Mota Menezes. Prof. Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso.
  • “A Esquecida Guerra do Chaco”. Pio Penna Filho – Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e membro do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais –IBRI.
  •  Debatedor – Francisco Doratioto. Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Brasília e membro do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI.

Na oportunidade, será lançado o livro “A Guerra é Nossa – A Inglaterra não provocou a Guerra do Paraguai”, de autoria do Prof. Alfredo da Mota Menezes.