Programa de Pós-Graduação – Defesa de Dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais convida a todos para a Defesa de Dissertação

Título: O BRIC na política externa do governo Lula ( 2003-2010) : do conceito à coalizão.
Aluno: Antouan Matheus Monteiro Pereira da Silva
Comissão Examinadora:
Prof. José Flavio Sombra Saraiva (Orientador-IREL)
Prof. Antônio José Barbosa (membroHIS/UnB)
Prof. Pio Penna Filho (membro -IREL)
 Prof. Eiiti Sato ( Suplente /IREL)

Dia: 15/03/2013
Local: Sala de Exames do IREL
 RESUMO:
 A ordem internacional pós-Guerra Fria é instável, transitória e complexa. Coexistem elementos de unipolaridade e de multipolaridade. No âmbito militar, por exemplo, a superioridade norte-americana é incontestável. No plano econômico, no entanto, há uma maior difusão de poder, processo que se estende desde a década de 1970. Nos anos 2000, deu-se destaque ao lugar dos países emergentes nesse processo de desconcentração. Mais especificamente, chamou a atenção o potencial de crescimento de Brasil, Rússia, Índia e China, unidos sob o acrônimo BRIC no ano de 2001 pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O’Neill. Segundo o grupo de investimentos, os BRICs superariam as economias do atual G7 nas próximas décadas, alterando o panorama econômico internacional. Em paralelo ao conceito econômico, surgiu o agrupamento político formado pelos quatro países. Brasil e Rússia foram os principais articuladores para que o mecanismo tomasse forma, a partir de 2006, e para que houvesse a elevação do nível de diálogo em 2009, com a I Cúpula BRIC. Este trabalho tem como objetivo compreender os objetivos da política externa do governo Lula (2003-2010) na construção e no fortalecimento do mecanismo inter-regional. A hipótese apresentada é a de que a diplomacia brasileira engajou-se na iniciativa BRIC com o intuito de reforçar a transição para uma ordem multipolar pautada pelo multilateralismo da reciprocidade.