Programa de Pós-Graduação -Defesa de Dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília convida a comunidade  universitária para a defesa de dissertação do  mestrando Guilherme de França Teixeira. Título:A República Popular da China e o Fundo Monetário Internacional: de Coadjuvante a Ator  Protagônico (1945-2011).
Comissão Examinadora:
Profª. Danielly Silva Ramos   (Orientadora-IREL/UnB)
Prof. Eiiti Sato (IREL/UnB)
Prof. Andréa Freire de Lucena  (UFG)
Profª Vânia Isabel Caravalho Pinto(Suplente IREL)
 Data:    08/03/2013     às 15:00hs
Local: Instituto de Relações Internacionais -IREL
Prédio do Instituto de Ciência Politica  e Relações Internacionais-IPOL/IREL
Sala:  72/29 Sala de exames
Resumo:

A China, nos últimos sessenta e seis anos, passou por grandes transformações internas, tanto econômicas quanto sociais. Desde a Revolução Comunista de Mao de 1949 até as Reformas de 1978, introduzidas por Deng Xiaoping, a economia do país asiático cresceu, se modificou e se diversificou, alcançando o posto de segunda maior economia mundial. Os hábitos de sua enorme população também se modificaram, como resultado direto do enriquecimento do país. Com o aumento de sua capacidade econômica e material, a política externa econômica chinesa alça voos maiores e ambiciona influenciar o xadrez econômico nas instituições internacionais. A evolução da participação da diplomacia da China no Fundo Monetário Internacional, na busca por maior poder de decisão, é a maior consequência do enriquecimento econômico gerado pelas altas taxas de crescimento registradas pelos país desde as reformas de 1978.