Programa de Pós-Graduação /Defesa de Dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília convida a comunidade  universitária para a defesa de dissertação do mestrando Álvaro Panazzolo Neto. Título:As políticas de reaparelhamento da FAB: associações entre Política Externa Brasileira e Forças Armadas.
Comissão Examinadora:
Prof.  Alcides Costa Vaz      (Orientador-IREL/UnB)
Prof. Antônio Jorge Ramalho da Rocha (IREL/UnB)
Prof. Juliano Cortinhas (Presidência da Republica )
Prof. Eiiti Sato        (Suplente IREL)
 Data:    01/03/2013     às 16:hs
Local: Instituto de Relações Internacionais -IREL
Prédio do Instituto de Ciência Politica  e Relações Internacionais-IPOL/IREL
Sala:  72/29 Sala de exames
Resumo:
AS POLÍTICAS DE REAPARELHAMENTO DA FAB: ASSOCIAÇÕES ENTRE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E FORÇAS ARMADAS
A presente dissertação versa sobre a relação entre política externa e poder aéreo. Valendo-se do estudo dos casos dos processos de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira, busca demonstrar que existe uma estreita relação entre os processos de escolha das compras e os rumos da Política Externa Brasileira. Isso se dá à luz da teoria de securitização da Escola de Copenhague, ao entender-se o poder aéreo como uma força fundamentalmente ofensiva e estratégica, cujo incremento implicaria em processos de securitização. Por meio de análise documental disponível, acerca de três períodos históricos distintos, busca-se confirmar a hipótese de que existe uma direção política do governo civil acima de critérios específicos da Força para as escolhas, e o papel de instâncias como o Itamaraty e Forças Armadas como agentes securitizantes. Conclui-se que, a despeito de limitações técnicas que em grande parte forçam tais processos, os reaparelhamentos se enquadram de modo singular em processos alheios à esfera militar, envolvendo aspectos de política externa em seu desenvolvimento.