Lançamento da edição especial da RBPI – Global Climate Governance and Transition to a Low Carbon Economy

O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília junta-se ao Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI para anunciar o lançamento da edição especial da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI, intitulada “Global Climate Governance and Transition to a Low Carbon Economy”.
Esta edição especial é editada por Eduardo Viola, Professor Titular de Relações Internacionais da UnB e por Antônio Carlos Lessa, professor da mesma instituição e editor da RBPI.
O objetivo central desta edição especial é apresentar as mais recentes perspectivas acerca dos regimes de governança global para os temas de mudança climática e os desafios para a transição para uma economia verde.
Compõem a edição especial os seguintes artigos:
  • Global climate governance and transition to a low-carbon economy: a special issue of RBPI, por Eduardo Viola e Antônio Carlos Lessa.
  • Climate governance in an international system under conservative hegemony: the role of major power, por Eduardo Viola, Matías Franchini e Thaís Lemos Ribeiro.
  • Climate paradox of the G-8: legal obligations, policy declarations and implementation gap, por Hans Guenter.
  • The G-77, BASIC, and global climate governance: a new era in multilateral environmental negotiations, por: Kathryn Ann Hochstetler.
  • Fighting climate change in the air: lessons from the EU directive on global aviation, por: Nicole de Paula Domingos.
  • An overview of domestic aspects in US climate policy, por: Solange Reis Ferreira, Kelly Ferreira e Tullo Vigevani
  • Dilemma of choice: China’s response to climate change, por: Ming-Te Hung e Tung-Chieh Tsai
  • The contribution of the European Union to global climate change governance: explaining the conditions for EU actorness, por Carolina B. Pavese e Diarmuid Torney.
  • The Brazilian position on forests and climate change from 1997 to 2012: from veto to proposition, por: Fernanda Viana de Carvalho.
  • Governance of global climate change in the Brazilian Amazon: the case of Amazonian municipalities of Brazil, por: Cristina Inoue.
Esta edição pode ser adquirida na Loja do IBRI