Programa de Pós-Graduação – Defesa de Tese

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília convida a comunidade  universitária   para a defesa de tese   do doutorando  Juliano da Silva Cortinhas. Em nome da segurança nacional: os condicionantes de gastos no EUA  no pós -Guerra Fria.

RESUMO:
A tese compara os processos de elaboração do orçamento de defesa dos EUA no primeiro mandato de Reagan, quando o buildup militar atingiu seu ápice, e no mandato de George H. W. Bush, quando o Executivo procurou realizar cortes nos programas de armamentos convencionais da gestão anterior e, em grande medida, foi impedido de atingir seus objetivos pelo Legislativo. Teoricamente, a tese está fundamentada na associação entre os modelos conceituais de Allison e o debate agente-estrutura de Relações Internacionais, analisando-se a estrutura decisória, com foco no equilíbrio de poder entre Executivo e Legislativo e nas normas que regulam o processo, bem como o papel que ocupam os principais agentes que participaram das tomadas de decisão. Argumenta-se que, durante a gestão Reagan, o processo de elaboração do orçamento se aproximou do modelo I de Allison, no marco de um ambiente internacional em que as ameaças eram claras, o que, entre outros fatores, contribuiu para a prevalência do Executivo sobre o Congresso. Ao contrário, os processos de formulação dos orçamentos de defesa da Administração Bush se aproximaram do modelo III de Allison, resultando em dominação dos debates pelo Congresso, o que facilitou a participação de agentes não-estatais e, consequentemente, levou a uma maior dificuldade de corte de gastos, mesmo em um cenário em que as ameaças externas haviam sido minimizadas. Em conclusão, observa-se que as peculiaridades da interação de agentes e estruturas, no marco de um complexo ambiente institucional, por diferentes razões, tende a preservar o volume de investimentos em defesa no longo prazo.
Palavras-chave: orçamento de defesa, Política Externa dos EUA, modelos conceituais de Allison, debate agente-estrutura em Relações Internacionais.

Comissão Examinadora:
Prof.  Antônio Jorge Ramalho da Rocha (Orientador -IREL/UnB)
Prof.  Alcides Costa Vaz   (IREL/UnB)
Prof.  Virgílio Caixeta Arraes (HIS/UnB)
Profª.  Cristina Soreanu Pecequilo  ( UNIFESP)
Prof. Eugênio Pacelli Lazarotti Diniz Costa  (UCMG)
Prof. Eiiti Sato  (Suplente-IREL/UnB)

Data:  20/09/2012     às  14:30hs
Local: Instituto de Relações Internacionais