Lançamento do livro “A Parceria Inconclusa: As relações entre Brasil e Portugal”, de Amado Luiz Cervo

Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, a Editora Fino Traço e o Centro de Estudos sobre o Pacífico anunciam a publicação do livro ”A Parceria Inconclusa: As relações entre Brasil e Portugal”, de Amado Luiz Cervo (professor titular da Universidade de Brasília e pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq).

O presente livro tem por objeto a parceria entre Brasil e Portugal. Entende-se aqui por parceria a contribuição de um para a formação nacional do outro. Comumente, a parceria entre nações é tomada, principalmente, em sua dimensão econômica e social, em razão da importância desses dois componentes para a formação nacional. Uma parceria envolve, contudo, outros aspectos da interpenetração entre nações, como o agregado étnico, a infl uência cultural e a moldagem de insti tuições. A aliança militar pode ou não integrar a parceria, bem como o alinhamento das políti cas exteriores por meio de opções estratégicas externas convergentes ou de tratados formais.

Acesse aqui a apresentação e a introdução deste livro.

Este livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou diretamente no site da Editora Fino Traço – clique aqui para comprá-lo.