Publicação do livro “África parceira do Brasil atlântico: relações internacionais do Brasil e da África no início do século XXI”, de José Flávio Sombra Saraiva

O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, a Editora Fino Traço, e o Centro de Estudos sobre o Pacífico anunciam a publicação do livro ”África parceira do Brasil atlântico: relações internacionais do Brasil e da África no início do século XXI”, de José Flávio Sombra Saraiva (professor titular de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e diretor geral do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI).

África parceira do Brasil atlântico é um livro contemporâneo que, escrito em linguagem direta, explica as relações do Brasil com sua fronteira oriental. José Flávio Sombra Saraiva demonstra que, no início do século XXI, o Brasil global coincide com uma nova África. As vias que unem as margens ribeirinhas do Atlântico Sul – do passado da diáspora africana às novas conexões internacionais das diplomacias, empresas, culturas, sociedades e valores – são analisadas no livro. Propõe o autor o conceito de atlantismo brasileiro, um modo próprio de construir relações internacionais com os africanos, diferente do que fizeram os colonizadores no passado ou os interesses chineses na África atual. O atlantismo brasileiro, para Sombra Saraiva, é plasmado por cooperação, trocas materiais e paz no grande oceano que une o Brasil ao continente africano.

Acesse aqui a apresentação e a introdução deste livro.

Este livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou diretamente no site da Editora Fino Traço – clique aqui para comprá-lo.