Mesa Redonda “Direitos Humanos no Cone Sul – Brasil, Argentina e a Transição Democrática”

No momento em que cresce o debate sobre a constituição de uma Comissão da Verdade no Brasil, com o intuito de esclarecer os episódios de desrespeito aos direitos humanos de presos políticos ao longo do regime militar (1964-1985), faz-se oportuna a reflexão sobre os rumos  dos julgamentos de potentados das ditaduras em países vizinhos. Com esse objetivo, o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília convida para a mesa redonda “Direitos Humanos no Cone Sul – Brasil, Argentina e a Transição Democrática”, com os professores Sergio Ciancaglini e Pio Penna Filho.

O evento terá lugar no dia 10 de outubro, das 14h30min às 16h30min, na sala A1-04 do prédio da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Não é necessário efetuar inscrição.

Programa

• Los derechos humanos y los juicios a militares en Argentina – Sergio Ciancaglini – Jornalista, professor universitário, ex-editor dos jornais argentinos El Clarín, La Razón  e Pagina 12, laureado por duas oportunidades do Prêmio Internacional Rey de España de Jornalismo.
  • Os Direitos Humanos e a Política Externa Brasileira no contexto da transição democrática – Pio Penna Filho – Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.
  • Moderação: Antônio Carlos Lessa, professor do Intituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.