Seminário de apresentação da obra “Concepts, Histories and Theories of International Relations for the 21th Century: Regional and National Approaches”

O Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – iREL-UnB convidam para o Seminário de apresentação do livro Concepts, Histories and Theories of International Relations for the 21th Century: Regional and National Approaches, organizado pelo Prof. José Flávio Sombra Saraiva.

O evento acontecerá no dia 10 de novembro de 2009, no Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília, das 14 às 16h. (não é necessário fazer inscrição).

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail mestrel@unb.br ou ainda pelo telefone 61 33072426.

PRIMEIRA SESSÃO: 14 – 15 horas

Novas teorias, historiografias e conceitos para as Relações Internacionais do século 21

• Presidência: Prof. Dr. Alcides Costa Vaz (Vice-Diretor do Instituto de Relações Internacionais da UnB)
    • Dois comentários:
      • Prof. Dr. José Flávio Sombra Saraiva (O sentido da obra)
      • Prof. Dr. Amado Luiz Cervo (Conceitos em RI)
    • Comentaristas:
      • Prof. Dr. Antonio Carlos Lessa, UnB e IBRI (A dimensão institucional da pesquisa em história das RI e o Programa Renato Archer)
      • Profa. Dra. Cristina Inoue, UnB (A teoria e a história em RI juntas na UnB)

SEGUNDA SESSÃO: 15 – 16 horas

Olhares de condor sobre a obra em lançamento

• Presidência: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vidigal, UnB e diretor do IBRI
  • Exposição em torno da obra: Profa. Dra. Tânia Pechir G. Manzur, UCB e IBRI (Conceitos, teoria e novas propostas pedagógicas para o ensino de RI: a importância da obra organizada por Sombra Saraiva)
    • Comentários:
      • Profa. Dra. Julie Schmied, UnB (Comentário abrangente à obra)
      • Profa. Dra. Ana Flávia Platiau UnB, diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais, Reitoria (Comentário ao capítulo do Prof. Zorgbibe)
      • Prof. Dr. Antonio Jorge Ramalho, UnB e IBRI (Comentário abrangente à obra)

ACESSO AO LIVRO: O livro estará a disposição dos interessados, na sala de entrada ao Auditório da Reitoria, durante todo o seminário, no valor de R$ 50,00. Estudantes de graduação (desde que apresentam a documentação) podem obter o livro, mas apenas na ocasião do seminário, com 20% de desconto, ou seja pelo valor de R$ 40,00. O livro poderá ser adquirido também na Secretaria da Pós-Graduação em RI, IREL, com Odalva ou Gustavo, no valor de R$50,00 (sem descontos).

O LANÇAMENTO: O livro será autografado, em torno de coquetel, no RESTAURANTE CARPE DIEM, 104 Sul, no dia 13 de novembro, sexta-feira, a partir das 19 horas.

Sumário do livro  Concepts, Histories and Theories of International Relations for the 21th Century: Regional and National Approaches

• Acknowledgment
  • Introduction: Alternative Views to International Relations for the Beginning of the 21st Century, por José Flávio Sombra Saraiva
  • Are There Regional and National Conceptual Approaches to International Relations?, por José Flávio Sombra Saraiva