Curso de Extensão “Diálogos ONU – Universidade”

Diálogo. Palavra de peso no contexto internacional. Alicerce para o entendimento entre os povos, a promoção da paz e dos direitos humanos. É com essa idéia que as Nações Unidas no Brasil e a Universidade de Brasília promovem o curso Diálogos ONU – Universidade.
Fundamentado na temática dos Direitos Humanos, o curso trará a expertise de funcionários das Nações Unidas para a realização de um debate dinâmico sobre a atuação cotidiana da ONU, permitindo identificar os vínculos entre os principais temas abordados pela Organização na atualidade e os aspectos práticos da cooperação técnica internacional.
Convidamos você para conhecer e participar dessa iniciativa!
Estrutura do Curso e Duração
O curso terá carga horária de 48 horas (certificadas como atividades extracurriculares), no período de 21 de agosto a 4 de dezembro de 2009. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 14h00 às 17h00, sendo abordados dois temas em cada encontro.

Inscrição
As inscrições serão realizadas até 14 de agosto de 2009, no Instituto de Relações Internacionais.

Processo de seleção
A seleção será feita pelo Instituto durante o período de 15 a 19 de agosto e serão selecionados 48 alunos. Clique aqui para fazer a sua inscrição no processo de seleção.

Avaliação dos alunos
Os alunos deverão elaborar um artigo de cinco a oito páginas com o apoio de um tutor, membro do corpo técnico do curso. Os dez melhores artigos serão publicados no site da ONU e, eventualmente, nos sites das agências do sistema das Nações Unidas no Brasil.

Certificação
Será concedido um Certificado de Participação, expedido pelas Nações Unidas, aos estudantes que cumprirem os requisitos do curso: 1) frequência mínima de 75% e, 2) elaboração de artigo.

Temas a serem abordados
1.    Introdução
1.1.    Apresentação da estrutura do curso
1.2.    Sistema ONU