XVI Fórum Brasil–Europa

A Fundação Konrad Adenauer (KAS) organiza o Fórum Brasil–Europa com o propósito de promover o diálogo e aprofundar as relações entre a União Européia e seus parceiros o que é uma das prioridades do trabalho de cooperação internacional da Funação. O evento acontecerá nos dias  16 e 17/06, no Senado Federal, Congresso Nacional, Brasília

O Fórum Brasil–Europa é um evento anual voltado a um tópico específico e idealizado com o objetivo de prover informações sobre o processo de integração europeu e o desenvolvimento institucional da União Européia. Dessa maneira, busca-se discutir temas bilaterais e sobre o tema da integração, além de fortalecer a parceria entre a UE, o Brasil e o Mercosul.

Como é indicado pelo desenvolvimento das relações entre Brasil e UE, a agenda de diálogo se expandiu, abrangendo temas como imigração, desafios ambientais, disputas comerciais, intercâmbios acadêmicos e culturais, entre outros. Estas diferentes questões são de importância significativa em virtude de seu alto potencial e das oportunidades promissoras geradas para ambas as partes.

As eleições no Parlamento Europeu afetarão de diferentes formas o processo e as estratégias de formulação das políticas da União Européia. Indo além, poderão alterar a postura da União no cenário internacional, criando oportunidades e novos desafios para a integração com seus parceiros, entre eles o Brasil. A presidência sueca, de maneira semelhante, terá um importante impacto nas relações bilaterais, trazendo novos temas e parâmetros para os futuros diálogos.

Neste ano, o XVI Fórum Brasil–Europa será organizado em parceria com o Grupo Parlamentar Brasil-União Européia no Congresso Nacional e com o renomado Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). O evento também conta com o apoio da Delegação da Comissão Européia no Brasil.

Consulte o programa e inscreva-se encaminhando um e-mail para  adenauer-brasil@kas.de com nome, instituição, cargo, endereço e telefone.