O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – iREL-UnB convida para o Curso de Extensão “Soberania Condicional? Análise do Sistema Internacional Contemporâneo”, a ser proferido pelo Prof. Charles Zorgbibe (Professor Titular da Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne), a realizar-se nos dias 28 e 29 de agosto e 1, 2, 3 e 4 de setembro, das 10h às 12 h.

O Curso de Extensão “Soberania Condicional? Análise do Sistema Internacionai Contemporâneo” tem por objetivo difundir a reflexão sobre a configuração da ordem internacional contemporânea, a partir das transformações sofridas pelo conceito de soberania ao longo da história. O tema deste programa é central na política mundial dos dias de hoje, quando se assiste à vulgarização das medidas de intervenção motivadas pelos interesses dos atores hegemônicos, e à multiplicação das tensões delas decorrentes.

Este curso é uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto Integrado de Pesquisa “Parcerias Estratégicas do Brasil: a construção do conceito e as experiências em curso” e é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília, realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

1. Em busca de uma ordem internacional
Data: 28 de agosto, das 10h às 12h

2. O concerto das potências
Data: 29 de agosto e 1 de setembro, das 10h às 12h

3. A guerra civil transnacional
Data: 2 e 3 de setembro, das 10h às 12h

4. A “Sociedade das Nações”
Data: 4 de setembro, das 10às 12h

Informações adicionais:

Inscrições gratuitas – Inscrições encerradas em 25/08/2008, às 18h.

Observação: As aulas serao proferidas em inglês, sem tradução simultânea.

Certificação: Emissão de declaração de participação emitida pela Coordenação de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília para o aluno com pelo menos 80% de presença.

Local: Auditório Joaquim Nabuco – Prédio da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FACE) – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília – Asa Norte – Brasília – DF

Informações: Secretaria do Instituto de Relações Internacionais – Universidade de Brasília (Telefone: 61 3307 2426, e-mail celi.oliveira@gmail.com).