Curso de Extensão “Relações Internacionais do Brasil: Temas e Agendas”

O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – iREL-UnB e o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI realizarão entre os dias 14 e 25 de julho de 2008 o curso de extensão Relações Internacionais do Brasil: Temas e Agendas, com 35 horas de duração.

A inscrição está encerrada, mais informações.

O Curso de Extensão Relações Internacionais do Brasil: Temas e Agendas foi estruturado para os interessados em política externa brasileira – sejam estudantes de graduação e de pós-graduação ou profissionais que se dedicam à formulação e à implementação de políticas públicas e privadas com repercussão internacional (diplomatas estrangeiros, servidores públicos civis e militares, funcionários de empresas públicas e privadas, agentes de organizações sociais, membros de partidos políticos, de organizações não-governamentais, dirigentes sindicais…), mas também para o cidadão comum que se inquieta diante das transformações pungentes da política internacional contemporânea e que quer se informar sobre as respostas que o Brasil tem dado a essas mudanças.

O objetivo do Curso é fomentar o debate sobre os grandes temas da inserção internacional do Brasil e o modo complexo pelo qual o país respondeu às transformações da agenda internacional contemporânea a partir dos anos noventa. Pretende-se apresentar ao público ferramentas para a interpretação da cena internacional contemporânea, dos desafios e das oportunidades que lhe são inerentes e sobre a forma com que neles o Brasil se insere.

A equipe de professores deste programa é composta por pesquisadores especializados em Política Exterior do Brasil e, em sua maior parte, por autores que colaboraram na obra coletiva Relações Internacionais do Brasil: Temas e Agendas (Editora Saraiva).

Detalhes do programa e inscrições podem ser feitas aqui.

.