Mesa Redonda “China e Índia – A Soft Power da Imponência do Dragão e da Elegância do Elefante”

O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília convida para a Mesa Redonda China e Índia – A Soft Power da Imponência do Dragão e da Elegância do Elefante, no dia 17 de junho, a partir das 18 h, no Auditório Joaquim Nabuco (Prédio da FACE – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte).

O convidado especial e expositor principal deste evento é o diplomata brasileiro Paulo Antônio Pereira Pinto, que tem larga experiência em assuntos asiáticos, tendo servido por mais de vinte anos na Ásia Oriental, sucessivamente, em Pequim, Kuala Lumpur, Cingapura, Manila e Taipé. É o primeiro Cônsul-Geral do Brasil em Mumbai, Índia.

China e Índia são temas de notícias frequentes, seja pela cobiça quanto ao acesso de centenas de milhões de seus potenciais consumidores à oferta de produtos e serviços estrangeiros, seja como resultado da disputa entre ambas por recursos minerais e energéticos em diferentes partes do mundo.
Pouca atenção tem despertado, no entanto, a capacidade destes países emergentes no sentido de atrair e influenciar outras regiões do planeta. Isto ocorreria como resultado da divulgação da práticas, hábitos, criações e formas de raciocínio herdados ou marcados pela longa história indiana e chinesa.
Em outras palavras, há pouca reflexão sobre a “soft power”- para utilizar o termo popularizado por Joseph Nye – na competição imaginária, entre o “elefante” e o “dragão” que simbolizam, respectivamente, cada país.

• Expositor: Paulo Antônio Pereira Pinto, Cônsul-Geral do Brasil em Mumbai, índia;
  • Debatedores: Prof. Argemiro Procópio (iREL-UnB) e Prof. Virgílio Arraes (iREL-UnB)
  • Moderador: Prof. Antônio Carlos Lessa, iREL-UnB

Informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria do iREL-UnB, pelo e-mail irel@unb.br ou ainda pelo telefone (61) 33072426.