Convite para videoconferência de apresentação do Trade and Development Report 2007

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) convidam para videoconferência de apresentação do Trade and Development Report 2007 (Acesse o Relatório aqui), principal publicação anual da UNCTAD, cujo tema deste ano é a Cooperação Regional para o Desenvolvimento. O evento acontecerá no dia 28 de novembro de 2007 (Quarta-feira), a partir das 11h30 horas (horário de Brasília), com transmissão em Inglês e Espanhol (Sem tradução simultânea), no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Ed. BNDES, auditório do BNDES, 12º andar – Brasília/DF. O programa do evento pode ser conferido aqui.

É uma oportunidade única para debater o referido Relatório com a equipe técnica que o produziu. O Relatório analisa a expansão recente da economia e do comércio mundial e como os países em desenvolvimento estão se beneficiando desse cenário positivo. Apesar do ambiente externo favorável, o Relatório alerta que os países em desenvolvimento devem avaliar cuidadosamente os reais ganhos de longo prazo advindos dos acordos de comércio Norte-Sul e reforçar mais a cooperação regional (comercial e financeira), para acelerar a industrialização, a mudança estrutural e facilitar sua integração virtuosa à economia mundial.
Informações adicionais podem ser obtidas pelos seguintes e-mails/telefones: alderice.oliveira@ipea.gov.br  (3315.5108) ou luiz.cortez@ipea.gov.br (3315.5236).