Lançamento do livro “Regime global de biodiversidade: o caso Mamirauá”, de Cristina Yumie Aoki Inoue

A Editora da Universidade de Brasília convida para o lançamento do livro “Regime global de biodiversidade: o caso Mamirauá”, de autoria de Cristina Yumie Aoki Inoue, professora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. A noite de autógrafos acontecerá no Restaurante Carpe Diem (SCLS 104 – Brasília – DF), no dia 4 de dezembro, a partir das 19h30min. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (61) 3035 4223 ou ainda pelo e-mail direcao@editora.unb.br. O conceito de regime global de biodiversidade foi construído para discutir o caso Mamirauá, uma iniciativa de conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável que vem se desenvolvendo numa área de floresta alagada da Amazônia brasileira desde 1991. Esta perspectiva leva a constatar que para se pensar a questão da biodiversidade é fundamental considerar todos os níveis de ação e interação, os fluxos de conhecimento e de recursos e os atores, do global ao local. Assim, este conceito contribui para “capturar” experiências locais, dispersas pelo planeta, e articulá-las num contexto mais amplo. A partir da abordagem construída, pode se observar a conexão profunda entre as dimensões global e local da conservação e uso sustentável da biodiversidade.