Lançamento do livro “Inserção Internacional: Formação dos conceitos brasileiros”, de Amado Cervo

O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (iREL-UnB) se junta ao Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), à Editora Saraiva e à Livraria Cultura para convidar para o lançamento da obra Inserção Internacional: Formação dos conceitos brasileiros, de autoria do Professor Amado Luiz Cervo (professor titular de História das Relações Internacionais da Universidade de Brasília e pesquisador sênior do CNPq). O evento será no dia 27 de novembro de 2007, terça-feira, a partir das 19 horas, na Livraria Cultura (Shopping Casa Park, SGCV Sul – Lote 22 – Loja 4-A – Brasília – DF – Telefone 61 34104033).

Inserção Internacional – Formação dos conceitos brasileiros analisa a relação entre o interno e o externo, o Brasil e a ordem internacional. Fá-lo desde a perspectiva dos conceitos elaborados por pensadores e analistas brasileiros. O livro insere o Brasil no campo da teoria das relações internacionais, uma disciplina fundamental para os estudos nessa área.

As teorias das relações internacionais embutem valores, padrões de conduta e interesses de nações ou grupos de nações onde são elaboradas. O jogo de ambições, culturas, interesses econômicos, segurança, ordenamento global, vizinhança, são alguns dos fatores analisados e que limitam o alcande explicativo dessas teorias, bem como sua isenção e imparcialidade. Ainda assim, influem sobre a decisão dos governos e outros agentes. O livro agrega ao pensamento internacionalista a contribuição brasileira que, em boa hora, convinha sistematizar.