Perfil dos programas de Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília tem duas vertentes: uma acadêmica, denominada stricto sensu (composta pelo mestrado e doutorado), e uma profissionalizante, denominada lato sensu, composta pelo Curso de Especialização em Relações Internacionais .

O Programa está orientado para formar quadros aptos a responder às transformações do objeto de estudo das relações internacionais e da ciência política, em face dos múltiplos fatos de profundo alcance, duplamente emblematizados na queda do muro de Berlim e no processo perceptível, mas complexo, que tem sido designado por “globalização”. A política local ou internacional no mundo contemporâneo não pode mais ser vista como composta de fatos paroquiais, ou de relações entre estados nacionais. Mercados financeiros integrados, transformações da diplomacia, movimentos sociais, organizações multilaterais, partidos políticos, ONGs, regimes internacionais, telecomunicações, multiculturalismo, questões globais, como direitos humanos, proteção ambiental, terrorismo e narcotráfico, integração regional – todos estes fatores interagem no mundo contemporâneo, formando uma nova e dinâmica realidade, explorada em diversos aspectos por disciplinas em nosso currículo, por nossos professores e estudantes.

Criado em 1984, o Programa foi reformulado em 2002, quando foram criados o doutorado e uma nova Área de Concentração, História das Relações Internacionais. O Programa é considerado dos mais modernos e completos do Brasil.

O Edital para o processo seletivo do programa de pós-graduação stricto sensu é divulgado entre os meses de setembro e outubro de cada ano, nesta mesma página (veja aqui o último Edital).