Perfil da Graduação em Relações Internacionais

O Curso de Bacharelado em Relações Internacionais (Rel) da UnB, criado em 1974 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 1976, o curso tem, desde o seu início, contribuído para a sedimentação e desenvolvimento desse campo de estudos no país. O estudo das Relações Internacionais no REL é multidisciplinar, oferecendo aos estudantes uma formação rica, que se beneficia de conhecimentos em Ciência Política, Economia, Direito e História.

Com as rápidas transformações que vêm ocorrendo no mundo, o estudo das Relações Internacionais, além de focalizar as interações entre Estados nacionais, tem se voltado também para a análise de diversos fenômenos recentes e complexos, tais como a globalização, a integração regional, a formação de blocos econômicos, a cooperação e a segurança nos níveis regional e internacional e a estruturação de regimes internacionais em áreas como as do clima, do meio-ambiente e da política econômica.

O profissional de Relações Internacionais está apto a situar-se com agilidade intelectual e competência diante dos fatos do mundo contemporâneo, cada vez mais fundamentalmente influenciados por eventos e decisões que em grande parte transcendem o poder de Estados e instituições nacionais. São requisitos importantes hoje, para um número crescente de posições no mercado de trabalho, o domínio de línguas estrangeiras, particularmente do inglês, uma visão e postura cosmopolitas, cultura geral sólida e a constante atualização sobre os principais acontecimentos mundiais, a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

O curso de Bacharelado em Relações Internacionais oferece uma formação que atende esses requisitos e que é integrada pelas contribuições dos diferentes campos do conhecimento que são tributários da área de Relações Internacionais. Para a obtenção do diploma de Bacharel em Relações Internacionais, exige-se o cumprimento de 186 créditos, sendo 114 em disciplinas obrigatórias e 72 em disciplinas optativas. O curso tem duração estimada de quatro anos.

O Instituto de Relações Internacionais concluiu recentemente uma completa reforma curricular, que atualizará a formação propiciada em Relações Internacionais na Universidade de Brasília, correspondendo à necessidade de atender às transformações radicais verificadas nas relações internacionais contemporâneas. A conclusão da tramitação dessa reforma curricular, em estreita consonância com os critérios de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação para a área (critérios, aliás, que foram definidos pelo próprio Instituto), permitirá o realinhamento do bacharelado com os melhores programas de formação de quadros em nível de graduação de todo o mundo.