A comunidade do iREL-UnB

Centro Acadêmico de Relações Internacionais

É a entidade responsável pela representação dos estudantes e pela defesa dos seus interesses junto à estrutura universitária, funções que são resguardadas pelo próprio estatuto da UnB. Também organiza atividades voltadas à confraternização e integração da comunidade, e à promoção da qualidade do ensino ministrado no departamento.

PET-REL

O Programa Especial de Treinamento (PET) é um programa voltado para a melhoria da qualidade da formação dos alunos de graduação tendo em vista a preparação para a pós-graduação e também para o exercício profissional futuro. Destina-se a propiciar condições favoráveis para a realização de atividades acadêmicas intensivas a grupos selecionados de alunos que se destaquem pelo interesse e potencial de desenvolvimento. O PET propicia aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor-tutor, condições para o desenvolvimento de atividades extra-curriculares, que favoreçam a sua integração no mercado profissional, especialmente na carreira universitária.

Domani – Empresa Júnior de Relações Internacionais

A Domani, consultoria internacional júnior, é uma associação civil sem fins lucrativos formada e gerida por alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. A empresa júnior Domani, pioneira na área de Relações Internacionais no Brasil, tem por finalidade propiciar aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sua graduação, além de complementar a formação dos mesmos e prestar à comunidade serviços de qualidade a um preço bem menor que o praticado no mercado. A empresa oferece serviços de consultoria no campo das Relações Internacionais, gerenciando conhecimento e informações sobre o domínio internacional em suas múltiplas facetas. A Domani presta assessoria em comércio exterior, análises conjunturais, consultoria em cooperação internacional, treinamento e capacitação específicos, entre outros.

AMUN

O Americas Model United Nations é o primeiro modelo de Nações Unidas realizado no Brasil. Idealizado em 1997 por estudantes e professores do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, o evento terá sua edição especial de quinto aniversário realizada entre os dias 14 e 18 de Julho de 2002. Contando com o inestimável apoio de insitituições como o PNUD, a UNESCO, a FUNAG e o Ministério da Educação, o AMUN tem por objetivo propiciar aos interessados em política internacional e negociação uma oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na Universidade. Mais que isso, estimula também o aprimoramento da capacidade de trabalho em equipe, o treinamento de oratória em língua estrangeira e o respeito às diversidades culturais. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo e-mail amun@amun.com.br .

Relp

O Relp é uma iniciativa solidária de alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília surgido no início do ano 2002. Visando estimular ações humanitárias e ser o canal entre aqueles que querem ajudar e os que precisam de auxílio, o Relp desenvolve projetos solidários, os mais diversos, contribuindo como forma de retorno à sociedade dos investimentos feitos em uma universidade pública como a UnB. Oferecemos ainda a possibilidade, para aqueles que se interessam por Direitos Humanos e suas vertentes, de aprofundarem seus conhecimentos na área, por meio de um grupo de estudos. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail relp.unb@bol.com.br

SINUS

A Simulação das Nações Unidas para Secundaristas – SiNUS, projeto de extensão do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, é uma conferência organizada voluntariamente por estudantes de graduação, em sua maioria bacharelandos em Relações Internacionais, para cerca de alunos de Ensino Médio de todo o país. Trata-se de um evento que reproduz as negociações e processos decisórios que ocorrem no âmbito de Organizações Internacionais, notadamente a Organização das Nações Unidas.
A SiNUS é, antes de tudo, uma atividade educacional desenvolvida para alunos do Ensino Médio, que visa ampliar o conhecimento acerca da realidade internacional, estimular uma postura mais responsável com relação aos problemas globais contemporâneos e formar cidadãos participativos e conscientes. É oferecida aos estudantes uma oportunidade única de agirem como verdadeiros diplomatas, defendendo a política externa dos países que representam e aprendendo como se dá, na prática, a cooperação buscada pela ONU e outras organizações. Além disso, a participação no evento incen tiva a pesquisa sobre os acontecimentos atuais e fornece aos interessados em política internacional e negociação uma oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em seus estudos. Informações adicionais. Veja a seção do SINUS