SINUS 2023

SINUS

A Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS) chega a sua 22ª edição em 2024 como uma referência nos modelos de simulação. Sendo uma oportunidade da extensão aberta a todas as estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB), a SiNUS é tradicionalmente liderada por estudantes de Relações Internacionais e mantém parceria institucional com o Instituto de Relações Internacionais (IREL).

O projeto propõe a simulação de Organizações Internacionais, especialmente do Sistema ONU, para alunas de Ensino Médio durante quatro dias de conferência. Dessa forma, a SiNUS se dedica a cumprir um papel social relevante, compartilhando conhecimento sobre questões globais com jovens do ensino médio, aproximando-os do sistema internacional, propagando o multilateralismo e incentivando a resolução pacífica de controvérsias.

Para as estudantes da UnB, a SiNUS conta com dois semestre de duração a cada edição, nos quais as voluntárias atuam como Equipe Organizadora para a construção do evento que acontecerá entre 29 de maio e 1º de junho de 2024. Nesse período, a Equipe Organizadora é dividida entre Núcleo Acadêmico e Núcleo Administrativo. O Núcleo Acadêmico é responsável pela produção de conteúdo teórico que orientará as delegadas, bem como pela mediação dos comitês durante os dias de simulação. Para tanto, as Diretoras do Núcleo produzem Artigos (que compõem o Livro da SiNUS, com publicação e registro no ISBN) e Guias de Estudos para embasar as discussões dos comitês.

Por sua vez, o Núcleo Administrativo é responsável pela operacionalização da SiNUS enquanto simulação, sendo composta por 6 diretorias com escopo próprio e atuação colaborativa. O trabalho desenvolvido pela área tem caráter estratégico e operacional, sendo primordialmente capacitador e indispensável para garantir a melhor experiência possível às delegadas e às próprias diretoras.

Para fazer parte da SiNUS 2024, as voluntárias devem possuir matrícula ativa na UnB até o semestre letivo de 2024.1, podendo integrar o corpo discente de todos os cursos da universidade. A SiNUS tradicionalmente conta com dois Processos Seletivos por edição, sendo que na presente edição acontecerão setembro de 2023 e janeiro de 2024. Os editais que regem os processos seletivos da SiNUS, assim como atualizações sobre o evento e sua preparação podem ser encontrados nas redes sociais da SiNUS. Acesse nosso site (www.sinus.org.br) ou Instagram (@sinusoficial). Para saber mais sobre o Projeto Jovens Líderes, braço social da SiNUS, siga nosso Instagram (@jovenslideressinus).