SINUS 2022

SINUS

A Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS) tem-se estabelecido como referência dos modelos de simulação e chega, no ano de 2022, na sua 20ª edição. Sendo uma oportunidade da extensão da Universidade de Brasília (UnB) e mantendo parceria institucional com o Instituto de Relações Internacionais (IREL), o projeto propõe a simulação de Organizações Internacionais, especialmente do Sistema ONU, para alunas(os) de Ensino Médio durante cinco dias de conferência.

O projeto atua na área de Direitos Humanos, Meio Ambiente, Paz e Segurança e Organizações Internacionais. A equipe organizadora da SiNUS é dividida em dois núcleos integralmente compostos por alunas(os) voluntárias(os) da UnB: o Acadêmico e o Administrativo. O primeiro diz respeito à participação propriamente dita dentro dos comitês, sendo realizada a escrita de um artigo, posteriormente publicado em um livro, além da moderação nos dias do evento. O último tange à organização da simulação em si, sendo responsáveis pela realização dela, bem como pelo braço social e ambiental da SiNUS, dividindo-se em sete diretorias: Logística, Negócios, Divulgação & Arte, Eventos, Integração Social, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

No ano de 2022, a 20ª edição da SiNUS vem com o lema “Participação ativa frente às incertezas do amanhã”, com foco na juventude e em sua participação política como agentes de mudanças. O secretariado atualmente é composto por Jales Caur (Secretário Geral); Gabriela Teixeira e Pâmela Vieira (Núcleo Administrativo); e Bruno Lass e Cleiton Batista (Núcleo Acadêmico).

Para ingressar na equipe organizadora da SiNUS a candidata(o) deve ser aluna matriculada na Universidade de Brasília e participar de um dos dois Processos Seletivos, tendo a possibilidade de ingresso por meio de um deles, em meados de outubro do ano anterior à edição ou no final de março do ano da edição. Para validação da inscrição, basta seguir os pontos previstos em edital, sendo necessário para ambos núcleos o preenchimento de um formulário, uma Carta de Motivação para o Acadêmico, presença na dinâmica para o Administrativo, além de entrevistas como etapa final.

Para inscrições na simulação, as(os) alunas(os) de Ensino Médio devem seguir o passo a passo publicado nas redes sociais da SiNUS (Instagram e Facebook). As inscrições podem ser coletivas ou individuais (para comitês específicos). O evento está previsto para acontecer entre os dias 12 e 15 de maio de 2022, de maneira online.

Para saber mais, acesse a página do Facebook (www.facebook.com.br/SigaSiNUS) ou siga nossa página no Instagram (@sinusoficial), além do nosso site oficial que será colocado no ar em janeiro de 2020(www.sinus.org.br). Para saber mais sobre o Projeto Jovens Líderes, braço social da SiNUS, acesse a página do Facebook (www.facebook.com.br/sinuspjl/) ou nossa página no Instagram (@jovenslideressinus).