LACRI

símbolodolacritrnsp min 1

O Laboratório de Estudos Afrocentrados em Relações Internacionais (LACRI) é um grupo de estudos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB) e voltado ao estudo de raça e relações raciais, bem como de África e da diáspora africana.


Com quase meia década de existência, o grupo reúne alunas e alunos não-brancos da UnB, e foi criado essencialmente por alunas e alunos negros de Relações Internacionais. Graças aos esforços de todas, seguimos nos fortalecendo e criando nosso espaço de crescimento intelectual num ambiente acadêmico por vezes branco.


De mesmo modo, visa-se dar visibilidade e conferir relevância a conhecimentos e saberes marginalizados dentro da academia. Para tanto, dar-se-á atenção às fontes e às epistemologias que servirão para a construção dos conhecimentos e das discussões que se pretendem anti-hegemônicas e contestadoras dos essencialismos atinentes à produção branca ocidental.  Um dos objetivos do grupo é estudar, compreender e aplicar os conceitos e as ideias desenvolvidas, particularmente por teóricos, intelectuais e pensadores negros, ao âmbito das Relações Internacionais.


O LACRI reúne professores apoiadores e estudantes de graduação de quaisquer curso com interesse em estudar a temática racial em uma abordagem internacional e do campo das Relações Internacionais. Além disso, realizamos eventos abertos a comunidade acadêmica como um todo, com vistas a apresentar as temáticas pesquisadas pelo Laboratório. Como exemplos, temos atividades de debate aberto com convidadas, denominadas LACRI Convida, e também atividades realizadas durante o Mês da Consciência Negra.
O LACRI também realizou, em 2018, um levantamento interno junto a Universidade de Brasília sobre disciplinas e projetos nos quatro campi da instituição que tratam sobre temáticas de gênero e raça. Tal levantamento indicou a necessidade de construção de tais espaços, o que levou o Laboratório a trabalhar, no mesmo ano, pela criação de uma disciplina sobre Raça, Racismo e Relações Internacionais. No segundo semestre letivo de 2019, a mesma disciplina passou a ser ofertada pelo IREL-UnB, com o apoio de membros do LACRI.


Nos reunimos toda quarta-feira às 18h no IREL/IPOL e nossos debates são abertos para a comunidade não-branca da Universidade.