BASES DE DADOS DESENVOLVIDAS

 

Fontes documentais da Política Externa Brasileira – Este projeto tem como foco a constituição de base de dados on line reunindo registros de documentos produzidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (e seus antecedentes), e outros órgãos do Estado, acerca de diversas dimensões da política externa. Estão sendo compilados cerca de 7 mil registros em suporte digital, entre ofícios e despachos secretos e confidenciais, telegramas recebidos e expedidos secretos e confidenciais, despachos telegráficos secretos e confidenciais, instruções aos Chefes de Missão, Relatórios e outras peças, que foram levantados pelos pesquisadores da área de concentração de história das Relações Internacionais ao longo dos últimos 30 anos. O desenvolvimento de uma interface de busca permitirá aos pesquisadores interessados a recuperação de registros sobre relações bilaterais (especialmente com França, Reino Unido, Itália, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Venezuela) e acerca da performance do Brasil em organizações multilaterais em períodos determinados (e.g. ONU, GATT, UNCTAD).

 

Resgate e digitalização da série histórica da Resenha da Política Exterior do Brasil – RPEB  –  Digitalização e normalização das edições da série histórica da Resenha da Política Exteriuor do Brasil – RPEB publicada pelo Ministério das Relações Exteriores. A série histórica tratada neste projeto é composta por edições publicadas entre 1974 e 1993, que se tornaram raras e que eram acessada em formato impresso em poucas bibliotecas no Brasil e no exterior. Completa a série histórica as edições regularmente publicadas pelo Itamaraty a partir de 1997. Com a digitalização, esse conjunto passou a ser publicado em formato digital na base de dados do projeto Mundorama, acessíveis a partir de um motor de busca.

 

Resgate e digitalização da série histórica da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI –  Digitalização e normalização de 74 edições da série histórica da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI, publicada pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI, no Rio de Janeiro, entre 1958 e 1992, e de mais 8 edições da série “Brasilia”, publicadas a partir de 1993. A série histórica, especialmente, é composta por edições que se tornaram raras e que eram acessadas em formato impresso em poucas bibliotecas no Brasil e no exterior. Com a digitalização, todo o acervo da RBPI passou a ser publicado em formato digital na base de dados do projeto Mundorama .